Como construir a Identidade da sua Empresa?

Atualizado: Mai 24




Uma pequena reflexão sobre como criamos a identidade de uma empresa. Geralmente, a cultura de empreender começa com experimentos e improvisos, o empreendedor, como autor do seu negócio, é quem constrói junto a sua equipe a “cara” da empresa. A identidade da empresa existe, mesmo informalmente, é o que ela faz, onde está indo, é a sua base. Construí-la com sucesso é sempre um desafio e um ato heroico. Para evitar desvios inconvenientes, ferramentas como definição de missão, visão e valores são bem-vindas, e antes de serem esquecidas ou engavetadas, sua eficiência só é sentida quando de fato é vivenciada pelas empresas.


Criar a identidade da empresa é uma síntese de um conjunto de premissas complexas que nem sempre estão explícitas nem para quem vive e muito menos para quem olha de fora. São as regras do jogo, a base da empresa, quem define quem fica e quem não é bem-vindo, é a essência, é a individualidade, o que faz da empresa ser única mesmo diante da concorrência. Estamos falando de uma pessoa, mesmo jurídica, com seus traços de personalidade, sonhos, ambições, desejos, valores, comportamentos, cultura, o que faz e onde quer chegar. Então, vamos começar a praticar?


A missão de uma empresa é o que fazemos e o que não fazemos juntos, é uma síntese e não um ponto de partida. Tem muito a ver com a proposta de valor, com o que entregamos ao cliente de maneira poderosa e superior ao mercado, o que fazemos com maestria. Gosto de missão inspiradora, que tem a ver com propósitos. Frases curtas, de alto impacto e fácil de internalizar. Use palavras simples, saia do óbvio, não foque só no produto ou serviço. Quer exemplos?


Missão do Starbucks : Inspirar e nutrir o espírito humano: uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez.


Missão Mary kay: Dar oportunidades ilimitadas às mulheres.

Missão Harley Davidson: Nós realizamos sonhos através da experiência do motociclismo.

Missão da Ford: Prover mobilidade pessoal para pessoas ao redor do mundo.

Microsoft: Ajudar pessoas e empresas por todo o mundo a realizar todo o seu potencial.

Missão da Nike: Trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo, se você tem um corpo você é um atleta


Agora é a vez dos valores. Ao contrário da missão, os valores não devem ser aspirações e nem pautados para o mercado, valores são leis inegociáveis e invioláveis, é o que pode e o que não pode dentro de uma empresa, eles nunca estão em jogo, se a missão é o que fazemos e a visão onde queremos chegar, os valores é o quem eu sou e nunca deve ser sacrificado. Geralmente, vem com os valores do dono e se estende à todas as pessoas envolvidas, é a cultura da empresa, é o que norteia o comportamento de todos. Os valores são preciosos e vem de exemplos, não há exceções, pois se há deixa de ser valioso e perde a credibilidade. Por fim, mas não menos importante, a visão. É o destino final, simples e objetivo. Pode ser alterada, pode ser mais de uma, deve ser mensurável, deve ter prazo e deve ter planejamento para chegar lá.


Natália Sampaio

Consultora Associada

nataliasampaio@krconsultores.com.br






© KR Consultores Associados | Fortaleza/CE

Todos os direitos reservados

  • Facebook - KR Consultores
  • Instagram - KR Consultores
  • YouTube - KR Consultores

(85) 9 8538.8223 | (85) 9 8707.1595

comercial@krconsultores.com.br

Rua Romeu Martins, 855 - CEP - 60420-720

Sala 06, 2º andar - Shopping Empresarial Montese

Montese, Fortaleza – Ceará