
Muitas empresas, quando expandem rapidamente, contratam diversos funcionários sem se preocupar em registrar de forma documental quais deveriam ser as principais responsabilidades de cada cargo, o que ele necessita entregar, pelo que ele vai ser avaliado, entre outros.
Uma empresa é uma grande máquina, composta por diversos funcionários, e atividades interdependentes, se um funcionário deixar de fazer o que deveria, todo o resto da cadeia vai ser prejudicado. Diante disto, alguns funcionários para evitar que o processo pare, fazem as atividades do colega, e assim, não consegue desempenhar bem as suas próprias atividades, podendo até serem demitidos por não estarem entregando o que deveria, sem nem saber o que efetivamente o que é sua responsabilidade.
Para resolver tal situação, faz-se necessário o desenvolvimento da descrição de cargo, que é uma descrição escrita e detalhada do cargo e dos deveres que ele inclui. As descrições de cargos são muito importantes para a empresa e para o funcionário, na medida em que auxilia os funcionários a conhecerem seus deveres e os resultados que precisam entregar; e para as empresas, servem como base para minimizar conflitos entre funcionários e supervisores com relação aos requisitos e entregas dos cargos, que quando não realizados possibilitam correção embasada das lideranças.
Ademais, a necessidade de tomar decisões referentes a recrutamento e seleção de colaboradores, realocação de funcionários, necessidades de treinamento e divisão do trabalho são relacionadas diretamente à Descrição de Cargos.
Para descrever um cargo, é fundamental utilizar declarações claras, específicas, simples e diretas, é necessário que seja bem elaborado, caso contrário, pode deixar o colaborador tão confuso quanto antes da criação da descrição do cargo. É essencial que o responsável por desenvolver as descrições tenha experiência e conhecimento, garantindo maior assertividade.
Paula Vieira
Consultora Associada
paulavieira@krconsultores.com.br