
Segundo autores diversos, Planejamento “é conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para contextualizar e definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, objetivando a consecução do sucesso.
De maneira simples e objetiva eu vou te falar o que é Planejamento Comercial na prática. O bom Plano Comercial é aquele que se apoia em 3 colunas: Objetivos, Metas e Indicadores de Resultados. O Objetivo define os anseios comerciais de sua empresa, a meta é o valor a ser atingido e os indicadores de resultados são as métricas que vão nos mostrar se estamos chegando nos objetivos Comerciais.
Porém para que tudo isso aconteça o Departamento Comercial precisar ter uma cultura forte, vibrante com foco em resultados, todos do time comercial devem falar a mesma linguagem sem desvios de prioridades. Dessa forma o seu comercial irá entregar valor para o seu cliente e resultado financeiro para a sua empresa. Se você quer saber como alavancar os seus resultados entra em contato conosco que nós estamos prontos para te ajudar com uma metodologia comercial testada e aprovada.
Ruy Lopes
Consultor Associado
ruylopes@krconsultores.com.br