
O Planejamento e Controle de Produção pode ser entendido como um sistema de gerenciamento que permite planejar, controlar, prever e racionalizar o uso de insumos, equipamentos e mão de obra. Além disso, ele também tem o papel importante de otimizar os processos, bem como contribuir com o setor de qualidade.
O PCP determina o que, quando, quanto, onde e como será produzido e para quem vai produzir. Sendo bem executado, contribui na diminuição dos desperdícios, no aumento da produtividade, no envolvimento de todos os colaboradores e na transparência dos processos.
Desta maneira, aproxima cada vez mais, a empresa de um ideal competitivo. Preparando-a para uma melhor tomada de decisão a fim de suprir quaisquer erros.
Afinal, uma gestão enxuta e inteligente é fundamental para o sucesso dos negócios. O planejamento, que informa detalhadamente as especificações daquilo que será produzido e quando isso ocorrerá; o controle, que monitora todos os processos a fim de corrigir certos desvios na realização das atividades; e a programação, que consiste nos recursos que precisam ser obtidos para que a produção ocorra sem contratempos.
Lembre-se que a melhoria contínua do processo produtivo permite identificar, analisar e melhorar processos de negócios com objetivos de aumentar lucros e reduzir custos. Sem restrição a contextos de produção fabris (linhas de produção industriais, por exemplo), podendo ser aplicado no meio administrativo com igual sucesso.
Beatriz Freitas
Consultora Associada
beatrizfreitas@krconsultores.com.br