Qual é o perfil ideal do vendedor ???

Saiba agora como escolher o cara certo para sua equipe de vendas.


Outro dia um amigo me perguntou qual é o perfil ideal do vendedor para uma empresa, e citou o livro “O Vendedor Pit Bull” de Luis Paulo Luppa. Contribuindo com o questionamento emendei, e tem ainda o vendedor vaselina, vendedor águia, vendedor avião, vendedor gato, vendedor lobo, vendedor tubarão, vendedor mata a venda, vendedor diamante, vendedor burro entre outros. Só de animal era capaz de usarmos quase todos do reino.


Contudo, a questão é a seguinte: e se no lugar de procurarmos o perfil ideal do vendedor, nós procurássemos (criar) o perfil ideal de comercialização baseado no modelo do próprio negócio?


No entanto, para essa questão existe algo a ser esclarecida. Para que uma empresa possa definir o perfil ideal do vendedor baseado no modelo de negócio, é necessário que se tenha um departamento comercial estruturado, levando em consideração algumas questões fundamentais como:


  • ​​Mercado alvo;

  • Mix de produto;

  • Preço;

  • Perfil do Cliente Ideal;

  • Área de Atuação;

  • Objetivos e Metas;

  • Propaganda;

  • Nível de Serviços Prestados;

  • Entre outros.


​Sabendo disso, sua empresa mostra que tem visão de futuro, tendo uma visão de futuro ela saberá como chegar e com quem chegar (o perfil ideal do vendedor).


​Agora se sua empresa não tem nada disso, também não precisa saber qual o perfil ideal do vendedor, concorda? Se você não sabe para onde quer ir, de que adianta saber qual o melhor caminho?


​Se a sua empresa se encontra nessa situação, procure o mais rápido possível estruturar o seu departamento comercial e comece a desfrutar de resultados planejados e gerenciados.


​Para que você possa aprofundar os seus conhecimentos no assunto, seguem alguns ótimos livros sobre VENDAS:


  • ​​Os segredos da arte de vender;

  • Inteligência de vendas;

  • O livro azul das respostas em vendas;

  • A bíblia de vendas;

  • Como vender qualquer coisa a qualquer um;

  • A máquina definitiva de vendas;

  • O melhor vendedor do mundo;

  • O vendedor diamante;

  • Do fracasso ao sucesso em vendas;

  • Vendas não ocorrem por acaso;

  • O vendedor minuto;

  • Vendedores vencedores.


​Sucesso, boas vendas e até a próxima!

Ruy Lopes

Consultor Associado

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